Pular para o conteúdo principal

Deyverson e a relação torcida/jogador.



Essa crônica é uma reflexão, escrita por um torcedor que acompanha futebol, frequenta estádio e ama o Palmeiras.
Quem nunca criticou um jogador do seu clube, praticamente 100% dos torcedores, já, uns mais, outros menos.
Confesso que durante os meus 49 anos de vida, muitas vezes critiquei, vivi a fase da FILA de 76 à 93 e muito cabeça de bagre vestiu nosso manto sagrado.
Os times das duas quedas pra série B, vários jogadores plantados por empresários.
Mas e quando a fase é de títulos, ainda assim tem aquele, ou aqueles que destoam e você torcedor, critica.
No atual elenco, o Luan que falhou em alguns momentos decisivos é um deles, joga bem várias vezes e quando falha fica marcado.
O lateral Maike, monstro na Final do Tri da Liberta, eu nunca gostei e temia pela sua escalação na final, pela supensão do Marcos Rocha. Aliás, o Luan tomou um corte do Bruno Henrique do Flamengo, que só não marcou, porque o Maike evitou, salvando o Luan, de novo ficaria marcado, mesmo no geral tendo feito uma ótima partida.
Mas e o Deyverson ? Quem nunca ?
Na sua primeira passagem, apesar de gol em Derby e até o GOL do título do Deca Brasileiro, ele ficou marcado como maluco, doido, sei lá, quando saiu a sensação era (falo por mim), obrigado pelos serviços prestados, mas tchau.
Do nada ele voltou, confesso que preferia o Borja a ele, voltaram juntos, mas o Borja foi emprestado ao Grêmio e o Deyverson ficou.
As palavras de um torcedor, pode ser pesadas demais, são carregadas de clubismo e imediatismo. Eu disse: - Desnecessário a volta do Deyverson.
Mas ele não só ficou, como ganhou a confiança do Abel Ferreira, como havia sido com o Felipão na primeira passagem.
O destino é uma incógnita e quis o destino que ele, entrasse na Final da Taça Libertadores da América 2021 no Estádio Centenário em Montevidéu no Uruguai e fosse o herói do TRI da Libertadores do Palmeiras, como um gol (2x1) na prorrogação contra o poderoso Flamengo.
Tomei uma decisão pro resto da minha vida. NUNCA MAIS CRITICO JOGADOR ALGUM.
Me desculpo com o Buião, com o goleiro Bruno, com o Maike, com o Deyverson e tantos outros.
Deyverson tem origem humilde no Rio de Janeiro, era quando criança um torcedor do Vasco, seu pai tem um projeto de escolinha de futebol e ele ama futebol, apesar de meio doido, joga com amor. Faz firula, simula, deita, rola... o auge foi o juiz da FINAL que bateu nas costas dele, pensando ter sido um jogador adversário, caiu no chão, rolou, numa das cenas mais hilárias da história do futebol.
Breno Lopes em 2020, foi o herói improvável do BI da Libertadores, com um gol no último minuto contra o Santos no Maracanã, em 30 de janeiro de 2021, a TAÇA de 2020, foi em 2021 devido a Pandemia.
Agora, o segundo título de Libertadores no mesmo ano (Inédito), traz o Deyverson de herói, não sei se improvável, mas sei que já é o segundo título com gol dele e pra mim passou a ser um ídolo, não vou dizer que nunca critiquei, seria mentira. Mas quem é perfeito nessa vida ?
Vou evitar de hoje em diante, criticar qualquer jogador, prometo.
Obrigado Deyverson, desculpa qualquer coisa.
Alessandro Buzo
Twitter: @BuzoSEP


Deyverson, herói da Libertadores 2021


Duas Libertadores em uma imagem, Breno Lopes, herói 2020 e Deyverson, herói 2021.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PALMEIRAS SÓ EMPATA CHOQUE-REI

Domingo (16/2/25), Palmeiras 0x0 SPFC no Allianz Parque, Palmeiras segue jogando mal, sem alma, sem raça, sem tesão. Agora, a 2 rodadas do fim da 1a fase, pode nem se classificar, já que não depende só dele, torce pra um tropeço da Ponte Preta. Enfim, nada de sofrer antecipado, mas o sinal de alerta foi ligado, com esse time não conquistaremos nada nesse ano de tantos campeonatos importantes. A presidente Leila, o Barros, diretor de futebol, não tem pegada pra contratar, Abel Ferreira já dá sinais de desgaste e passa pano pra diretoria, fica a torcida pedindo um centroavante a um século. Foi isso, só valeu mesmo pela resenha do Pré Jogo e pela torcida que apoiou como sempre, dentro de campo, deixou a desejar. Gravamos o Vlog "Os Porco é Loko".. Alessandro Buzo Escritor, cineasta e torcedor https://www.youtube.com/@OsPorcoeLoko

NÃO AO FUTEBOL MODERNO E ELITIZAÇÃO.

Quem é das ruas e curte estádio, é inevitável não se incomodar em dia de jogo com a elitização, preços dos ingressos, um monte de playboy que cola e não canta, não empurra o time. Falo por mim que ainda frequento, quantos nem conseguem ir mais, se não tiver um plano de sócio torcedor em dia e rating pra comprar ingresso nas primeiras pré vendas, só sobra os ingresso caro, pago em dia, porque meu plano me dá 100% de desconto no ingresso, em todos os jogos, no setor das organizadas, no caso do Allianz Parque, no Gol Norte. Dito isso, quer curtir um jogo com a torcida, sem custo e sem elitização ? Eu fui num jogo da Libertadores assim... É assistir nos bares nos arredores do Allianz Parque, um jogo fora de casa pela TV. Quinta-feira, 09 de Maio 2024, tinha um compromisso 15h na Rua da Consolação, esquina com a Av Paulista. Às 15h30 já estava liberado, fui pra Rua Caraíbas, o fervo da torcida, o pré e pós jogo de sempre, mas num dia jogo fora é bem menos gente do que num dia jo...

TOUR PALMEIRAS

Antes da estreia da Copa do Brasil (02/5/24), fiz o TOUR pra sócios Avanti que você pode resgatar de graça uma vez por ano. Vestiário do Palmeiras, campo e Sala de Troféus. Bati um pênalti no Allianz Parque, mas o goleiro do Sub 15 pegou, com isso encerro oficialmente minha carreira aos 51 anos. A Sala de Troféus acho que é a terceira vez que eu vou, ela é linda e incrível e sempre tem taça nova. Se você é Sócio Avanti, faça a experiência, vale a pena conhecer um pouco mais da nossa linda arena e ver nossas muitas taças, destaque pro Tri da Libertadores, Mundial 51, 12 Brasileiros, 4 Copa BR, 26 Paulistas, a taça de 2024 ainda não está lá. Tem taças do feminino, da base, de outros esportes, enfim, nossa história de conquistas e glórias. Eu e meu filho Evandro como sempre. Alessandro Buzo Autor dos livros: Torcida Que Canta e Vibra (e) Maior Campeão do Brasil ...