Domingo, 21 de Abril de 2024, num Allianz Parque com palco de show montado e gol norte (setor das organizadas) reduzido, além do Superior Norte totalmente fechado, quase 30 mil pessoas foram ver o que a alguns anos é o maior clássico nacional da atualidade, Palmeiras x Flamengo.
O jogo em si foi fraco, truncado e de poucas chances reais de gol de ambos os lados, já no final da partida, Aníbal Moreno fez um gol pro Palmeiras, mas estava impedido e foi anulado. Final mesmo, 0x0.
A Mancha Verde é a organizada que mais faz mosaicos e tem se destacado por isso, no Brasil, mosaicos como a torcida do Palmeiras, só me vem a cabeça a torcida do Fortaleza, que manda bem, outras fazem esporadicamente e nem sempre dá certo 100%.
Depois do mosaico em movimento na Final do Paulistão, uma homenagem a Abel Ferreira, desta vez, contra o Flamengo, o mosaico remeteu ao Gol do Deyverson na Final da Libertadores 2021 que vencemos contra eles em Montevidéu.
Desceu do superior as traves (feitas de plástico) e a rede do gol, na frente da trave o goleiro do flamengo naquela final, Diego Alves, suspendo por 2 bambu e tela de rede, o mesmo pro Deyverson de costas chutando e uma bola segurada por um cordão, as pessoas do setor seguravam plásticos verdes, remetendo ao campo gramado, visto de frente era o lance do gol.
Aconteceu quase no meio do campo, porque com o Gol Norte fechado 90%, uma parte do setor central leste, acaba se somando ao Gol Norte, eu e meu filho Evandro, com o amigo Aislan, estávamos atrás desse mosaico, detalhe, ao lado de cada trave tinha um MANCHA gigante assoprando, lembra que virou piada dizerem que a torcida do Flamengo em maioria não cantou, porque o vento atrapalhou, na verdade não cantou que é tudo turista classe média, torcedor terceirizado que torce pra um time no seu estado e o flamengo e classe média, média alta, já os palmeirenses que foram, na maioria era mano de arquibancada e até quem não era entrou no clima, que pra cantar mais alto sendo minoria, só cantando alto. O resto da história todo mundo sabe e o mosaico só relembrou.
Nesse 0x0 no Allianz Parque a torcida do Flamengo lá estava, lotando seu setor, cerca de 2 mil pessoas.
É fundamental pra uma partida, duas torcidas.
Esse jogo é pela terceira rodada do Brasileirão 2024, começamos mal, uma vitória, uma derrota e um empate. Mas dá pra recuperar, só falta agora a estreia na Copa do Brasil, nosso adversário é o Botafogo-SP, pra estarmos de novo, disputando 3 campeonatos simultâneos, Libertadores, Brasileirão e Copa do Brasil, palmeirense não canta vitória antes, mas aposto em pelo menos um dos três títulos e espero que seja a Libertadores, mas como diz o Abel, vamos brigar por tudo.
O clima no gol norte reduzido estava meio hostil como a muito eu não via, teve briga entre palmeirenses, teve flamenguista infiltrado reconhecido, retirado sem violência diga-se de passagem, só com ameaças.
Na minha frente tinha 6 pessoas juntas, nenhum deles com a camisa do Palmeiras, só camisas normais brancas e verdes, não sabiam cantar nenhuma música, ao final do primeiro tempo os gritos em direção a eles foram se intensificando e ao apito final da primeira etapa, eles saíram e foram embora, de novo, sem nenhuma agressão física. Detalhe, os cara vão em 6, um era criança, no setor das organizadas, que com espaço reduzido, fica mais intenso ainda.
Ser torcedor infiltrado é uma grande roubada, eu nunca fiz isso e nem faria, existes condutas de arquibancadas a se seguir.
É isso, 2024 reserva grandes emoções.
Alessandro Buzo
Escritor, cineasta e torcedor










Comentários
Postar um comentário